sábado, 26 de novembro de 2011

O cão é mesmo o fiel amigo


Estava a ver as notícias e falaram de um cão em Pequim que espera há 3 meses na paragem de um autocarro onde foi provavelmente abandonado pelo dono. O cãozinho olha para todos os que passam na rua e não arreda pé da paragem sempre à espera que o dono o venha buscar. Já várias pessoas o tentaram adoptar e levar para casa mas o cachorro não deixa que lhe tirem dali. O cão comoveu os moradores que lhe vão dar água, comida e algum carinho.
video da RTP: Mundo - Cão espera pelo dono há três meses em paragem de Pequim - RTP Noticias, Vídeo
Esta é uma história triste mas que nos ensina como são as pessoas, que se dizem únicos seres racionais capazes de sentir e sentir afecto e amor...pois bem quantas pessoas mesmo aquelas que julgávamos conhecer e gostamos nos desiludem, nos desprezam e abandonam? Quantos filhos deixam os seus pais idosos entregues à sua solidão e miséria e quantos pais abandonam recém-nascidos?
Isto é daquelas coisas que me faz chorar de verdade, e é um exemplo mais que claro que afinal os animais podem sentir, e são muito mais fiéis e amigos das pessoas do que as pessoas na generalidade são para os animais e para as outras pessoas inclusive.
Agora lembrei-me da notícia de uma bebé, também na China, atropelada e ignorada pelas pessoas, escrevi até um post sobre isso e fiz a analogia com o caso de um cão que salvou outro quando foi atropelado na auto-estrada: http://juana-myuniverse.blogspot.com/2011/10/sem-palavras.html
Mas há vários casos de animais que não desistem de reencontrar os seus donos, até mesmo esperando anos a fio ou até indo viver com eles para o cemitério.
Em Pará, Brasil, um cão chamado Rambo  foi viver no cemitério para estar mais perto do dono que morreu, e agora é tratado pelo coveiro que lhe deu o nome: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/10/13/cachorro-que-se-mudou-para-cemiterio-para-ficar-perto-do-dono-morto-sera-adotado-pelo-coveiro.jhtm
Agora lembrei-me de uma propaganda para apelar a que as pessoas não abandonassem os animais, tem tudo a ver com o Rambo:
E há mais casos de cães que ficam ao lado das sepulturas dos donos: http://mahatma-m.blogspot.com/2011/01/cao-fiel.html
Este é o caso de um cão, no Brasil, cujo dono faleceu há 5 anos no Brasil, ele seguiu a ambulância e ficou lá à espera que o dono saísse do hospital...já lá vão 5 anos, e ele continua à espera.
http://cachorroamigodohomem.blogspot.com/2011/04/cao-espera-pelo-dono-ha-cinco-anos-na.html
E agora pensei nas pessoas que não têm visitas nos hospitais e nas pessoas que eu não fui visitar ao hospital, por pura negligência minha, uma dessas pessoas era o meu avô e agora ele morreu e eu arrependo-me todos os dias de não o ter ido ver...
Os animais são melhores que as pessoas, e isso também me inclui a mim.
Encontrei esta imagem de um cão ao lado do dono assassinado provavelmente, não tenho palavras.