sábado, 19 de novembro de 2011

Britney Spears: digressão femme fatale 2011



Ok eu confesso, no fundo da minha alma sombria, as minhas teorias sobre o lado negro de tudo e da minha forma estranha de vida, para além da minha aparência rock ou indie style e conversas intelectuais eu secretamente oiço Britney Spears e meto a música dela bem alto quando estou feliz.
É isso mesmo, já disse, admito. Porque haveria ter vergonha de gostar dela e das músicas dela?  sinceramente não sei, mas este é o tipo de coisas que eu sinto que devia de sentir sempre que alguém sabe que eu sou fã dela desde miúda e ainda hoje gosto da música que ela faz, das suas coreografias e video clipes. Porque é que isto parece ser assim tão estranho? eu acho que é porque as pessoas esperam que eu só oiço música rock ou indie, sou uma pessoa muito melancólica e rabugenta sempre a ver o lado negativo de tudo...e isso pelos vistos é incompatível com a Britney cor de rosa, apesar de a vida real da Britney ter sido menos um mar de rosas...
As pessoas esperam que eu seja sempre a pessoa que lê conceitudas revistas de música, que compre a Blitz todos os meses, que leia sempre jornais e livros, que passe a vida a ver documentários e a coleccionar revistas científicas...e talvez por muitas vezes usar casacos pretos e all stars e óculos ray ban não sei...a verdade é que sim, leio muitos livros e oiço muita música, conheço muitas bandas e já fui a concertos de rock marcantes como o Iggy pop, Foo Fighters, Muse, Green Day, Paramore e a minha banda preferida são os My Chemical Romance...mas mesmo assim eu gosto de Britney!
A única coisa que não gosto dela é ela ter usado peles, aliás estive para nem ir ao concerto por causa disso, nãoq uero financiar o guarda fato sangrento de nenhuma celebridade e por isso mesmo este ano não vou ao concerto de Rihanna.
Todos nós temos uma criança dentro de nós, e eu desde os 10 anos que ouvi o single: "Hit me baby one more time" que sonhei vê-la num espetáculo. Mas apesar das minhas lembranças de infância acho que ela continua a fazer boa música pop e dance music prática para qualquer festa ou discoteca e capaz de pôr toda a gente a dançar.
Qual é a surpresa de eu também ouvir mainstream e música pop? É muito chato as pessoas esperarem que eu seja sempre aquilo que aparento ou que que corresponda à sua primeira impressão.

O que posso dizer que eu com ou sem playback o concerto da Britney é sempre cheio de luz, boa vide, dançarinos enérgicos, cenários fantásticos, roupas e passos de dança deslumbrantes e mexidos, um ambiente de festa capaz de pôr toda a gente contente e a dançar.

Então finalmente tive a oportunidade a ver ao vivo a 9 de Novembro de 2011e foi uma boa prenda de anos que dei a mim mesma. O show é sobre uma mulher fatal e leva-nos a todos os recantos do mundo.
 Claro que gostava que ela cantasse menos em playback mas a voz às vezes soava tão mecanizada que parecia mais um computador...aliás isso vai no seguimento dos novos CD's techno pop em que se preza mais a batida do que o poder vocal, mas não acho haver nada de errado com isso eu gosto do techno pop que ela faz. Em músicas em que ela possa cantar mais tipo baladas ela deve fazê-lo, aliás acho que foi isso mesmo que ela fez na balada: "don't let me the last to know".
Quando vou a concerto claro que é com o intuito de ver uma performance ao vivo, com a voz real e com músicos a tocar verdadeiramente neste caso às vezes pensava: "mas eu só a tou a ver fingir que canta...". Mas gostei á mesma do concerto e não me arrependo de nada. Também gostava que o show não tivesse acabado tão cedo (ou se calhar a mim pareceu-me pouco tempo) e que a Britney interagisse mais com o público apesar de ela ter dito algumas coisinhas e ter sido sempre simpática com um sorriso fantástico.
Tenho ido a concertos em que as bandas simplesmente ignoram os espectadores como os Muse ou os introvertidos Coldplay mas já fui a concertos em que o cantor fala tanto que se esquece de cantar e tocar como deve ser como a 3ª e 4ª vez que vi 30 seconds to mars. Mas há sempre bandas que conjugam isso tudo na perfeição como é o caso dos Green Day.
O que eu quero dizer é que nem sempre se pode ter tudo, por exemplo, se for a um concerto da Adele posso esperar uma voz fantástica mas não um espectáculo empolgante!
Mas claro que no caso da Britney ela podia-se esforçar por cantar mais e acho que ela está a fazer por isso.
No entanto acho que não é razão para haver fãs paranóicos, ouvi dizer que havia pessoas a acampar na Argentina e Brasil, no Brasil então acamparam 1 semana mas já vieram pessoas dizer que acamparam 2 semanas...e até um mês!
Bem que medo! Que fanatismo! E tudo para ver playback!
Sinceramente não entendo esse fanatismo à volta das estrelas, e atormenta-me bem como me choca bastante!
Depois de todos os problemas por que a Britney passou e que encheram páginas e páginas de tablóides a explorar malvadamente o seu colapso, depois de ela ter sofrido um grande desgosto com o seu casamento de fachada em que o seu marido apenas estava interessado no seu dinheiro tendo-a traído várias vezes, depois de uma fase depressiva em que ela não sabia mais em quê e quem confiar visto que ela foi sempre utilizado por muita gente só para terem lucros, e isto desde criança.
Imagine só uma vida sem liberdade como ela viveu! Estar na sua casa e ouvir helicópteros com paparazzis a sobrevoar a sua casa ou sair à rua e ser perseguida por uma frota de motas e carros a disparar flashes na sua direção sempre à espera que ela cometesse um deslize para fazer capa de revista!
Ela passou por muitas adversidades na vida, tendo-se perdido num mundo de gente cínica e interesseira sem saber mais distinguir a realidade da ilusão.
Mas felizmente agora ela está a passar por uma fase boa da sua vida e não mais aparece nas revistas por maus motivos, Britney passou 3 dias em Lisboa e aproveitou para passear com a família em paz sem pessoas a perseguirem-na.
Por isso fiquei muito feliz de ver a Britney rejuvescida d ebem com a vida.
De uma coisa você pode estar certo, a década de 90 seria muito mais aborrecida e a própria indústria pop teriam sido mais pobres sem a  princessa da pop!