terça-feira, 24 de setembro de 2013

O melhor escritor da actualidade: José Rodrigues dos Santos


Sábado passado fui ao evento de apresentação do novo livro do famoso escritor/jornalista José Rodrigues dos Santos: "O Homem de Constantinopla", obra ficcional inspirada na vida de Calouste Gulbenkian.
José Rodrigues dos Santos é um dos melhores escritores que conheço e poucos livros me despertam tanto interesse e prazer por leitura como os dele, e eu adoro ler.
Antes de conhecer os romances de José Rodrigues dos Santos, venerava os de Dan Brown...mas depois de conhecer os livros do autor português e depois de ler todos os de Dan Brown (menos este último, o Inferno, que ainda não li) posso dizer claramente que prefiro a forma de escrita e estilo de JR e os seus temas. Uma das principais razões é que os temas que JR escolhe são para mim muito mais interessantes e polémicos e as informações são valiosas e reais por isso mesmo aprende-se a ler os livros de JR, gostei especialmente de ler sobre a crise no seu antepenúltimo livro "A mão do Diabo", as informações ali escritas dão-nos que pensar...o mesmo sobre temas ambientais em o "SétimoSelo".
Então comecei a ler o novo livro de JR "O Homem de Constantinopla", sobre Calouste Gulbenkian e aproveitei e fui dar uma volta à fundação Gulbenkian, já não ia lá há mais de 10 anos e por 2 euros (preço de estudante) pude ver todas aquelas obras de arte, moedas e jóias antigas que este grande senhor deixou ao nosso país enriquecendo-nos.
Na sessão de apresentação do livro, houve até direito a autógrafos, José Rodrigues dos Santos é muito simpático, admira-me como tem tanta originalidade e jeito para a escrita com tantas coisas para fazer tentando conciliar a escrita com o trabalho de jornalismo, os seus livros estão traduzidos em 20 países e são sempre aclamados pelas críticas internacionais...e não tenham dúvidas...daqui a 50 anos este senhor será uma lenda literária! Temos muita sorte que José Rodrigues dos Santos seja português, não tenham dúvidas, o seu legado literário já é magnífico, são pessoas criativas assim de que o Mundo precisa,é sempre um gosto ler os livros escritos por este grande senhor, é uma sorte e um deleite ler as suas obras que como disse acho que serão lendárias!