segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O último a sair que apague a luz

Esta notícia é mesmo muito muito triste!
Vinha o DN de 30 de Outubro de 2013: "10 mil pessoas deixam Portugal todos os meses", estes são dados de emigração que dizem que em 2012 saíram do País mais de 120 mil pessoas, ultrapassando o máximo registado em meados da década de 1960.
A fuga do país, redução de estrangeiros e de nascimentos e aumento de mortes resultaram na perda de mais de 55 mil habitantes.
 Portugal perde 262 habitantes por dia, entre 2012 e 2013 Portugal perdeu 100 mil habitantes.
Acima de tudo quem saem são emigrantes jovens, muitos dos quais com cursos superiores que vão para outros países gerar riqueza com o seu valor humano e talvez até constituir família noutros países contribuindo para o rejuvenescimento e aumento populacional de outros países já que o seu próprio país não lhes deu oportunidades sequer para viver. Quem não foge é porque está bem, remediado ou mais ou menos ou não pode sair...nomeadamente os mais idosos constantemente agredidos com cortes nas suas parcas pensões que eles trabalharam um vida inteira para ter...pois já há pouco para cortar, e assim tratam os reformados como culpados desta crise criada por clientelas corruptas que em vez de servirem o país, serviram-se do país, escavando um buraco enorme de dívidas que têm de ser pagas pelos incautos eleitores e cidadãos de modo geral, e tem de ser pago com a sua miséria e desemprego porque nos ricos e nos corruptos não se toca! E assim continua esta parasitagem degradante num país com tanto ou mais potencial do que qualquer outro, com gentes simpáticas, bom tempo, boa comida e beleza que se...que se deixa destruir e aniquilar por uns políticos que são uns merdas e não se importam de afundar um povo (convidando-o inclusive sem descaramento a emigrar)...quase 1000 anos de História para acabar assim? um país abandonado, parasitado, espoliado,  pilhado, corrompido, incendiado (sim há gente por aí que se diverte a incendiar o país no Verão...), um país empobrecido, envelhecido....por causa de uns merdas que nem sabem o significado de palavras retóricas que usam com despudor desmedido como: "irrefutável!"? Andou o Afonso Henriques a zangar-se com a mãe para isto? arriscaram a vida aqueles portugueses valentes que se aventuraram por mares nunca dantes navegados na diáspora dos Descobrimentos dando novos Mundos ao Mundo para isto? Tivemos o Império mais duradouro do Mundo e espalhado por 5 continentes para isto? É assim que acaba?
Emigrassem antes essa gentalha....mas é difícil quando só levam assobiozinhos e votos a premiar a bela obra...(ou abstenção do género: que se dane façam o que quiserem...)
Foi para isto?
Dá-me vontade de emigrar sim, mas é porque me irrita solenemente viver  num país assim, em que se servem sem despudor nenhum, metem o país no buraco e dizem para as pessoas pagarem...e elas aceitam essa pouca vergonha! Ou senão aceitam, estão tão desmotivadas para lutar que saltam do barco...
Foi para isto? Não pode!
Aqui está um artigo da Press Europe que diz quem os portugueses se podem extinguir em 2024 se a população continuar a decrescer assim.
Bem, eu é assim, quero emigrar porque quero ir para um lugar onde tenha hipóteses de ganhar um ordenado que me permita ter dinheiro simplesmente para o meu propósito de vida: viajar ou simplesmente um ordenado e um emprego.
Por esse motivo e também porque não me atrai (até me repudia a mim) a ideia de constituir uma família que me prenda a uma vida normal, o facto de não gostar de crianças e de sentir felicidade sozinha em vez de ter pessoas a chatear-me, isto claro aliado ao facto de ser um pouco misantropa e melancólica leva-me a ter tomado a decisão de nunca vir a ter filhos (aliás ideia essa que tive desde sempre), eu acho a ideia de ser emocionalmente livre e ter liberdade para fazer o que quiser, ir onde quiser e ser quem quiser, sem responsabilidades e simplesmente poder tomar decisões que só me afectem a mim sem pensar noutras vidas (quero dizer filhos) é muito mais apeladora. Digamos que para mim ser livre, poder dar a volta ao Mundo durante meses ou até anos, é muito mais apelativo que mudar fraldas, dar de mamar, levar putos à escola, ajudar a fazer tpc's, aturar adolescentes irritantes e depois jovens adultos que não desamparam a loja e depois ainda me dão os netos para tomar conta para no fim da minha velhice me darem um pontapé no cú e me arrumarem no lar, tendo eu abdicado de todos os lugares maravilhosos que não vi porque dediquei o meu tempo e dinheiro à procriação e criação de modo a que a espécie humana se possa ter continuado a perpetuar...não é DE TODO apelativo. Claro que este é o rumo da procura insaciável do amor, amar e ser amado, mas eu prefiro não amar nem ser amada e ser livre antes. NÃO OBSTANTE ainda bem, que pouca gente pensa como eu, porque eu gosto de ser especial, mas também porque well, the show must go on e serão sempre necessárias gerações novas, é disso que se faz a História e não me agrada nada a ideia de não haver portugueses em daqui a 2 séculos! Mas a maior parte das pessoas não tem filhos porque não tem meios financeiros, porque se os tivesse teria com certeza, acabaria por ser como o baby boom na Suécia ou Dinamarca de hoje. Mas claro, isso são países bem governados! Gostava que Portugal tivesse a mesma estrutura social de uma Suécia ou Dinamarca, se tivesse, seria o país perfeito!


(ler: inDN)